VALE DO AÇU EM LUTO: MORREU MESTRE CHICO LUCAS

 

Assú e municípios vizinhos, ficaram mais pobre em conhecimentos com a morte hoje, 23, de Francisco Lucas da Silva, o Mestre Chico Lucas.
Em dezembro de 2016 postei uma matéria aqui no RSJ com o seguinte título: “Pescador e ‘sábio na natureza’ Chico Lucas é tema de livro…”.
Na matéria afirmei que “o velho paradigma de que a sabedoria popular não dialoga com o conhecimento acadêmico cai totalmente por terra quando o assunto é a relação entre o pescador Francisco Lucas da Silva, – morador da Lagoa do Piató, em Assú – e pesquisadores do Grupo de Estudos da Complexidade (Grecom) da UFRN”.
Antes, Chico Lucas, como é conhecido popularmente, teve o seu saber registrado em livro: ‘A Natureza me disse’. Esse rabiscador tem um exemplar desse livro sempre ao alcance das mãos. Confira fotos extraídas desse livro:
Chico Lucas era portador de uma inteligência e curiosidade de fazer inveja a qualquer cientista.
Foi através dos ensinamentos de Mestre Chico Lucas que pesquisadores aprenderam que a jurema, planta típica da caatinga, tanto serve para fazer cercas como fazer remédio. Eles também aprenderam a diferença entre uma carnaúba macho e uma carnaúba fêmea, e sobre as previsões de inverno pelos sinais emitidos pela curimatã, pelas formigas ou pelo juazeiro.
Os pesquisadores relatam que eles aprenderam com Chico Lucas que ‘conversar’ com as pedras e ouvir o vento, ajuda muitas vezes, a amenizar as dores da alma.
Ele estava com 81 anos. Nasceu em 17 de julho de 1942, em Areia Branca Piató, Assú (RN).
O velório está acontecendo em sua residência, na comunidade Areia Branca Piató.
O sepultamento será amanhã, às 9h, no cemitério localizado na fazenda do Sr. João Bodoroca, na comunidade de Bela Vista Piató.
Fonte: Rabisco do Samuel

Publicidade