O segundo dia da WTM (World Travel Market), em Londres, reuniu 12 ministros e dirigentes de turismo com representantes de empresas digitais que funcionam como ferramentas para a promoção de destinos, entre elas, Google, Facebook e Expedia. O painel com o tema Marca do Destino: novos desafios em um mercado em transformação, teve a mediação do comunicador da CNN Richard Quest. Entre os itens em discussão estiveram os segredos das mídias sociais e engajamento dos consumidores nas marcas dos destinos; as transformações das organizações de marketing voltadas para o turismo; construção de reputações e gerenciamento de crises de comunicação.
“Os gestores públicos e os empresários precisam estar atentos às novas ferramentas de marketing dos destinos para se posicionar bem num mercado cada vez mais competitivo”, comentou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Os debatedores reforçaram que a evolução dos modelos de negócio no turismo é um processo sem volta e destacaram o fortalecimento do turista como produtor de conteúdo e influenciador de potenciais novos consumidores. Os impactos das novas tecnologias nas regras de mercado com a criação de serviços inovadores também estiveram em discussão.