A contagem regressiva para os jogos olímpicos do Rio, em 2016, foi aberta em solenidade no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (5), pela presidente Dilma Rousseff e os ministros Henrique Eduardo Alves, do Turismo, e George Hilton, do Esporte. O evento foi na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca e, além de autoridades públicas, reuniu atletas medalhistas e representantes de delegações internacionais.
O Ministério do Turismo dará atenção especial ao revezamento da tocha olímpica, que percorrerá cerca de 300 municípios a partir de maio de 2016. Natal e Mossoró então entre as cidades onde haverá pernoite da tocha com programação especial. Parnamirim, Lajes, Angicos e Assú também estão no roteiro da passagem da chama da Olimpíada pelo Rio Grande do Norte.
“Os Jogos Olímpicos acontecem no Rio, mas pertencem a todo o Brasil. Assim, o revezamento da tocha representa uma oportunidade imperdível para os municípios divulgarem seus atrativos e despertarem o interesse do público pelo evento”, disse o ministro.
Faltam exatos 365 dias para que o Brasil marque na sua recente agenda de megaeventos internacionais o início dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. No dia 5 de agosto de 2016, o Rio de Janeiro abrirá os braços para 15 mil atletas de 205 nações em busca de medalhas em 64 modalidades esportivas. Até o dia 18 de setembro serão 665 competições olímpicas e paraolímpicas.