16 - mar/25

Por Silvino Júnior

O Prefeito de Ipanguaçu, Jefferson Santos (PL), tem feito uma boa gestão nos primeiros 75 dias de governo. As ações essenciais estão em andamento e eventos importantes, como a Feira do Empreendedor, o Carnaval e o Campeonato de Blocos, foram organizados com sucesso. Além disso, a Lagoa de Ponta Grande ganhou espaço e resgatou uma importante atração turística para o município, enquanto o pagamento dos servidores está sendo cumprido regularmente. A prefeitura de Ipanguaçu também implantou um canal telefônico para atender às demandas da população em relação aos serviços de limpeza e reposição de lâmpadas. Já as pastas de educação, assistência social e agricultura tem cumprido com o básico. Na articulação política, alianças foram costuradas e nenhum dos 9 vereadores se opõem ao gestor.

No entanto, apesar dos acertos, há um ponto crítico que precisa de atenção: a qualidade dos profissionais da saúde no município. A qualificação de parte dos servidores têm sido colocado à prova, com relatos indicando que alguns técnicos de enfermagem e enfermeiros lotados na Unidade Mista e nas UBS’s e pontos de apoio apresentam falhas preocupantes. A falta de humanização no atendimento, o desconhecimento de conceitos básicos da atenção primária e até mesmo insegurança na prática profissional foram observados por Ipanguaçuenses que dependem desses serviços.

A saúde é uma área vital para qualquer gestão. Em Ipanguaçu, é o carro-chefe de qualquer governo. Foi uma prioridade dos ex-prefeitos Leonardo Oliveira (2009-2016) e Valderedo Bertoldo (2017-2022).

Jefferson é jovem e se mostra esforçado. Porém, se a população não se sente segura ao buscar os serviços de saúde, isso pode comprometer a confiança e a boa impressão da sua gestão em médio prazo.

Arquivo

Publicidade