Enem: candidatos não devem se influenciar por primeiros resultados e precisam manter estratégias para segunda etapa

Divulgação

Passado o primeiro dia de provas do Enem, com as questões de Ciências Humanas, Linguagens e Redação, agora é a hora de focar na segunda etapa do exame, no próximo domingo (12), que vai medir as habilidades dos candidatos em Matemática e Ciências da Natureza. A principal dica é não deixar se influenciar pelos resultados obtidos até agora e continuar colocando em prática as estratégias adotadas durante o ano.

Com 25 de experiência em sala de aula e acumulando grandes índices de aprovação em várias partes do país e no Enem, o professor de Matemática e diretor acadêmico do Colégio Porto, André Cury, diz que o segundo dia de provas é ainda mais decisivo e merece atenção redobrada dos alunos. “Esqueçam o que aconteceu no primeiro dia e foquem no agora. Na grande maioria das vezes, o aluno ele sofre um pouco mais de dificuldade nessa segunda fase e um grande desafio é fazer a prova no tempo que é determinado”, alertou.

Para isso, é importante colocar em prática a estratégia que foi usada durante o ano, nos simulados. “Resolvam as questões mais fáceis para ganhar tempo. Por exemplo, em Matemática, as questões com textos menores já podem ser identificadas e o candidato normalmente já sabe se pode responder logo ou não. As questões com gráficos, com tabelas, com figuras, são questões que facilitam a interpretação. Sempre tomar cuidado em deixar por último aquelas questões que os estudantes não encontram a saída de imediato”, orientou.

O professor André Cury reforça: “Vão fazer a prova descansados, concentrados, focados, confiantes e tranquilos. Isso, sem dúvida alguma, faz uma diferença enorme no rendimento e na produtividade”.

Publicidade