Donos de lotéricas devem entrar na Justiça para impedir licitação da Caixa
Donos de lotéricas devem entrar na Justiça, nos próximos dias, para tentar impedir a licitação que será feita pela Caixa Econômica Federal, disse hoje (17) o presidente da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot), Roger Benac.
O objetivo da Caixa é regularizar a concessão das casas lotéricas, unificando o regime jurídico das unidades que começaram a funcionar antes de 1999, em cumprimento a um acordo feito com o Tribunal de Contas da União. Até aquele ano, a permissão para entrar no ramo era concedida por credenciamento na Caixa.
Ministro Henrique participa de encontro com políticos e empresários sobre hub da Tam
O ministro do turismo, Henrique Eduardo Alves, participou nesta segunda-feira (17), em Natal, de encontro com políticos e empresários, apoiados pela igreja, para fortalecimento da luta em defesa do hub da Tam no Aeroporto Internacional Aluízio Alves. Recife e Fortaleza também disputam a localização do empreendimento anunciado para o Nordeste pela companhia aérea. A escola do local está prevista para este ano.
A entrada do Rio Grande do Norte na disputada pela central de conexões da Tam foi por causa do novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, acredita o ministro. O novo aeroporto de Natal, localizado na região metropolitana, foi o primeiro privatizado no Brasil. A posição geográfica privilegiada para conectar a América do Sul com a Europa e a África e a infraestrutura turística local então entre os trunfos do Rio Grande do Norte na disputa pelo empreendimento.
“O Rio Grande do Norte não terá nos próximos 50 anos uma nova oportunidade igual é essa “, disse o ministro. Henrique Alves listou uma série de itens que serão levados em consideração para a escolha da central de conexões aéreas. “Se o principal for a infraestrutura aeroportuária, o Rio Grande do Norte não terá como perder”. O aeroporto de Natal, além de dispor de área de expansão, está entre os mais bem avaliados pelos usuários. Em nove itens da avaliação de satisfação, os passageiros escolheram Natal um dos melhores aeroportos do Brasil entre 15 terminais avaliados.
Inflação e desemprego contribuem para alta da indadimplência do consumidor
O número de pessoas que deixaram de pagar suas dívidas aumentou 0,6% em julho na comparação com junho, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Na comparação com julho de 2014, o indicador teve alta de 19,4%. Ao comparar o acumulado do ano até julho com o mesmo período do ano anterior, o índice subiu 16,8%.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o desemprego crescente, a inflação e os juros altos têm prejudicado a situação financeira do consumidor, dificultando o pagamento de seus compromissos em dia. A inadimplência não bancária (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foi a responsável pela alta do indicador, com elevação de 3,5% e contribuição de 1,6 ponto percentual. A elevação do índice mensal não foi maior, porque as dívidas com os bancos apresentaram queda de 2,2% e contribuíram negativamente com 1 ponto percentual.
O valor médio das dívidas não bancárias apresentou alta de 10% de janeiro a julho de 2015, na comparação com o mesmo período de 2014. O valor médio dos cheques sem fundos e da inadimplência com os bancos também cresceu, 10,4% e 0,9%, respectivamente. Já o valor médio dos títulos protestados registrou queda de 1,9%.
Ministério da Cultura pode criar “Netflix Brasileiro”
Nos próximos dias, o Ministério da Cultura pode discutir um projeto que já está em pauta internamente: o lançamento de um serviço on demand para exibição de filmes brasileiros.
Segundo a revista Veja, o projeto está sendo chamado de “Netflix Brasileiro”, e pode lançar em cardápio on demand e de graça vários títulos do cinema nacional. Ainda será definido se esta iniciativa será feita em parceria pública-privada ou se o Ministério geraria a plataforma sozinha.
O fato é que o serviço só teria filmes nacionais e não seria cobrada qualquer taxa para o acesso. Se aprovado, a nova plataforma deverá ser lançada no ano de 2016, com uma grande divulgação por parte do Governo Federal.
Governador participa de reunião no Sebrae que discutiu a instalação do HUB da TAM em Natal
O governador Robinson Faria participou na manhã de hoje (17) no Sebrae de um encontrou sugerido pelo ex-senador e empresário Fernando Bezerra, que reuniu a bancada federal e estadual, empresários, Poder Judiciário e o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha com o objetivo de discutir a instalação do HUB da Latam em Natal – que será o primeiro centro de conexões de voos do Nordeste das companhias TAM e Lan-Chile – previsto para começar a operar ano que vem. O Rio Grande do Norte entrou na disputa por possuir ampla vantagem técnica sobre os outros dois estados concorrentes, Pernambuco e Ceará.
Robinson é um dos maiores entusiastas, desde o início do ano, da implantação desse empreendimento no Estado. Em janeiro ele foi conversar com operadoras e companhias aéreas em São Paulo, o que o levou a candidatar o Estado para sediar o Hub da TAM, tendo argumentos técnicos dos mais atrativos como a localização geográfica, um aeroporto internacional pronto para expansão e, claro, a diminuição da tributação sobre o Querosene de Aviação (QAv). Na reunião de hoje, ele conclamou a participação de todos para discutir com a Petrobras sobre diferenciação de preços do QAv no Estado. “A matéria-prima sai daqui e o querosene é produzido aqui. Então, temos condições de oferecer preços diferenciados. Para isso, precisamos sentar e conversar com a Petrobras”, disse.
Suspensão pós-doping faz Anderson Silva é retirado de ranking do UFC
Além de ter de esperar até fevereiro para voltar a lutar após a suspensão aplicada pela Comissão Atlética de nevada depois de seus casos de doping no início do ano, Anderson Silva se vê novamente nos noticiários e com a imagem abalada no mundo dos esportes. Para piorar, a maior organização de MMA do planeta retirou o nome do ex-campeão dos rankings oficiais.
Assim como já havia sido adiantado meses atrás, os lutadores flagrados no doping seriam retirados dos rankings da organização. A medida punitiva acompanha a suspensão de tais nomes do esporte. Com a decisão, nomes como Anthony Pettis, Conor McGregor, Frankie Edgar e Jhony Hendricks ganharam cada um uma posição na lista peso-por-peso. Além disso, o nome de Joanna Jedrzejczyk, cameã peso palha feminino, entrou na classificação dos 15 melhores entre todas as categorias pela primeira vez.
Receita Federal deposita terceiro lote de restituição do IRPF 2015
A Receita Federal deposita nesta segunda-feira, na rede bancária, os valores referentes ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoas Física 2015. No lote, estão 1.742.112 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,1 bilhões. Foram também liberadas declarações que estavam na malha fina dos exercícios de 2008 a 2014.
A consulta ao lote está disponível desde a semana passada na página da Receita na Internet ou por meio do Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que permite a consulta às declarações do IRPF para os sistemas Android e iOS.