Atendendo ao convite de moradores da comunidade de Torrões, o vereador e presidente da Câmara Municipal do Assú, Breno Lopes, esteve na manhã desta quarta-feira, dia 02, na localidade para ouvir reivindicação dos comunitários.
O principal problema enfrentado pelos moradores é a falta d’água, causada pelas mesmas circunstancias que o sertanejo de modo geral vivencia; os efeitos da seca.
Breno Lopes, acompanhado dos Srs. Francisco das Chagas e João Batista, Cafuringa como é conhecido, este último e responsável pela distribuição da água, esteve na área da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, de onde era feito o bombeamento para o reservatório que abastecia a Vila de Torrões.
Com o afastamento da água do lago, em decorrência das secas, o sistema de captação fico inviabilizado dada a distância e investimento necessário para ser usado apenas em anos iguais a este (necessidade de construção de extensão de rede elétrica (Alta Tensão), troca de transformador e cabeamento de bitola superior.
Ainda de acordo com alguns moradores, o abastecimento por carros-pipa, Prefeitura e Exercito, está atendendo, uma vez que diariamente a Prefeitura comparece com um pipa de 12.000 litros.
Segundo o Sr. Francisco das Chagas, a seu ver, a solução definitiva seria a perfuração de poço, e que há alguns anos, na ocasião da implantação do projeto de oferta da água, técnicos do governo acenaram com essa possibilidade.
Depois de ouvir os reclames e sugestões dos moradores, o vereador Breno Lopes, assumiu o compromisso de encaminhar um geólogo para estudos de viabilidade e, em caso positivo, buscar convênios com o DNOCS, Estado, ou Exercito e Etc.., a fim de trabalhar o melhoramento do abastecimento d’água daquela comunidade.
Finalizando Breno Lopes agradeceu o acolhimento por parte dos comunitários e colocou seu mandato a disposição, dentro do possível, para colaborar no sentido de melhorar a qualidade de vida da população local. “Como vereador e presidente da Câmara, estamos sempre a disposição dos moradores do Assú, zonas urbana e rural, para contribuir, dentro do possível, no intuito de melhorar cada vez mais a qualidade de vida todos, especialmente os que mais precisam das ações do Poder Pública”, reiterou Breno Lopes.
Assecom – Nelson Dantas