De tudo um pouco!

Justiça decreta prisão domiciliar do ex-prefeito de Umarizal

O ex-prefeito de Umarizal, José Rogério de Sousa Fonseca, foi acusado de agir em conluio com outras pessoas para falsificar documentos, fazer empréstimos consignados em nomes de servidores para conseguir dinheiro para a campanha de 2012. Mesmo com o rombo nos cofres públicos que passa dos dois milhões de reais, ele conseguiu uma decisão em seu favor e vai responder em prisão domiciliar.

Ministro da Saúde diz que Brasil vive epidemia de cesarianas

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou hoje (21) considerar inadmissível a proporção de cesarianas realizadas no Brasil. Segundo ele, o país vive uma epidemia desse tipo de parto. Com dados de 2013, a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo ministério em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 54,7% dos partos brasileiros são cesáreas, muito acima da recomendação de 15% da Organização Mundial da Saúde (OMS). Fora do Sistema Único de Saúde (SUS), a proporção chega a 88%.

“Precisamos reconhecer que vivemos uma epidemia de cesarianas”, afirmou Chioro. Sobre os riscos de uma cesariana mal indicada, o ministro disse que o governo não está lidando com um problema simples. “É um problema de saúde pública extremamente grave”, disse ele.

Robinson ouviu presidente dizer que governo não vai “apertar o cinto” em programas sociais

robinson_cabo

A presidenta Dilma Rousseff reconheceu hoje (21) que o governo está enfrentando dificuldades econômicas, mas afirmou que não vai “apertar o cinto” no orçamento de programas sociais. Dilma inaugurou a primeira estação de bombeamento de água do Eixo Norte da obra de transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó, no sertão pernambucano.

“Assim como em casa vocês têm, às vezes, algumas dificuldades com o orçamento, o governo federal também teve. Mas, assim como vocês escolhem onde vão apertar o cinto, nós também e não vamos apertar o cinto em programas essenciais para o país seguir em frente, que são programas sociais como esse aqui”. O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, acompanhou o evento.

Potiguar fica em segundo lugar no XXI Prêmio Brasil de Economia

economistaNascido no interior da Paraíba, mas radicado em Natal, o professor mestre José Alderir da Silva, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde hoje atua como professor no setor de Economia foi o vencedor em 2º lugar no Prêmio Brasil de Economia, categoria Dissertação de Mestrado, com o tema “Desindustrialização no Brasil: teorias e evidências para o debate”.

A premiação, no valor de R$ 3 mil, será entregue na 21ª edição do Prêmio Brasil de Economia, organizado anualmente pelo Conselho Federal de Economia (COFECON), que terá a cerimônia durante abertura do XXI Congresso Brasileiro de Economia – CBE, no próximo mês, de 9 a 11, no Teatro Positivo, em Curitiba, PR. Em 2012, o economista também foi vencedor do Prêmio RN de Economia, pelo CORECON/RN (Conselho Regional de Economia do RN).

O profissional auxilia na construção de patrimônios de pessoas físicas e empresas e o prêmio tem como objetivo estimular a reflexão crítica sobre a economia como ramo de conhecimento, em sua prática. Analisar mercado, identificar investimentos, oscilações em vendas, mudanças nos hábitos de compras dos consumidores, entender o crescimento ou o declínio econômico de uma organização e nação são alguns dos pontos e características do Economista.

Henrique vai aos Estados Unidos

henrique_esforco

O ministro do Turismo, Henrique Alves, viajou em missão oficial aos Estados Unidos. Em Nova Iorque, ele se reunirá com integrantes do Consulado do Brasil, para discutir a programação da Semana do Brasil. Na segunda-feira (24), o ministro participa de reunião da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

Fazenda vai propor dividir em duas parcelas antecipação do 13° de aposentados

dinheiro 3O Ministério da Fazenda vai propor o pagamento em duas parcelas da antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A intenção da equipe econômica é liberar o pagamento de 25% do valor total do 13º em setembro e 25% em outubro. Os 50% restantes seriam pagos normalmente em dezembro. A proposta de parcelamento ainda depende de aval da presidenta Dilma Rousseff. Segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), desde 2006 a antecipação é paga em agosto.

De acordo com Carlos Ortiz, presidente do Sindnapi, este ano os aposentados foram informados previamente, em uma reunião no Ministério da Previdência Social, que o pagamento não estava garantido. Por isso, na terça-feira (18) o sindicato entrou com ação no Supremo Tribunal Federal. Segundo Ortiz, o sindicato é contra o parcelamento proposto pela equipe econômica. “Somos contra, porque, na verdade, a antecipação já é a metade [do valor do 13º]. O benefício do aposentado e pensionista não é crediário. O aposentado conta com esse dinheiro”, afirmou.

 

Publicidade