O crescimento meteórico da Igreja do Nazareno em Assú

Por Silvino Júnior

Com apenas 10 anos de existência em Assú, os cultos aos domingos da Igreja do Nazareno já preenchem seu espaço físico e semanalmente costuma reunir mais de 200 pessoas. É algo bastante significativo e pouco visto por outra denominação religiosa protestante na região neste mesmo intervalo de tempo.

Com quase 5 mil seguidores no Instagram e 1,6 mil no Facebook, a Naza Assú como é conhecida, lidera nas redes sociais comparado com outros templos evangélicos de Assú e investe pesado em comunicação e marketing digital. O canal do YouTube da Igreja tem quase 2 mil inscritos e uma média de 206 visualizações por transmissão ao vivo. Na lista de locais avaliados fornecido pelo Google, a Igreja do Nazareno também tem a melhor avaliação. Além disso, é a única a ter na cidade um aplicativo para smartphones com notícias, mural de orações e lista de eventos.

Classificada como uma Igreja contemporânea, a Naza Assú parte de um estilo worship e adota referências que se assemelham a igreja Hillsong Church e a Igreja da Lagoinha, de André Valadão. A proposta das paredes pintadas de preto, luz estrobofóbica, cortina de fumaça e toda uma ornamentação voltada ao público jovem agrada a maioria, mas também divide opiniões entre fiéis mais tradicionais que associam a cor preta ao errado e proibido.

Apesar das críticas pontuais, o pastor Samoel Braga que comanda o espaço, costuma tratar com bom humor a imagem de “igreja preta” e já chegou a declarar em suas pregações que todos devem torcer pela expansão da mensagem do evangelho e dos outros templos instalados no município.

Os eventos realizados pela Naza Assú, por muitas vezes, costuma contar com convidados especiais e muitos nomes fortes do segmento evangélico, o que reforça a posição influente da comunidade. A Igreja do Nazareno passará a contar com um novo templo com capacidade máxima para 1000 pessoas. Se aproximando dos 400 membros, não vai demorar muito para se tornar a congregação com o maior número de fiéis de Assú.

Publicidade