01 - jan/26

O pequeno Yan Gabriel, morador do bairro Dom Elizeu, de apenas dois anos de idade, foi a primeira criança atendida na UPA de Assú neste 1º de janeiro de 2026. O atendimento foi realizado pelo médico especialista em pediatria, Dr. Felipe Barbosa. A mãe, Antônia Rivanilda, comemorou o acolhimento imediato do filho, que apresentava febre há quatro dias, além de tosse e congestão nasal.

O atendimento marca o início de um novo ano com mais cuidado e atenção à saúde infantil. A partir do primeiro dia de janeiro, a UPA de Assú passou a ofertar atendimento pediátrico diário, das 7h da manhã às 19h da noite, todos os dias da semana, fortalecendo a rede de urgência e reafirmando o compromisso da gestão municipal com as famílias e com o futuro da cidade.

A iniciativa havia sido anunciada pelo prefeito de Assú, Lula Soares, ainda na segunda-feira, dia 29 de dezembro, durante entrevista à Rádio Princesa. O anúncio foi confirmado e, já no primeiro dia do ano de 2026, crianças começaram a ser atendidas na unidade, garantindo mais segurança e tranquilidade para os pais e responsáveis.

“A gente trabalha todos os dias. Não existe feriado pra gente quando o assunto é cuidar das pessoas. Garantir atendimento pediátrico no primeiro dia do ano confirma o quanto a saúde de Assú tem avançado e mostra que a gente vai avançar ainda mais. Fico feliz pelo pequeno Yan e por todas as crianças”, destacou o prefeito Lula Soares.

A saúde de Assú vive um momento de grandes transformações. Além dessa nova novidade na UPA, está em andamento a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Esperança. Somado a isso, duas novas UBS estão sendo construídas: a UBS Central e a UBS Dom Elizeu. O município também avança com a implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), ampliando o acesso a atendimentos especializados.

Outro importante avanço é a parceria com a Liga Norte-riograndense Contra o Câncer, que permitirá a implantação de uma unidade da Liga em Assú. As obras seguem em ritmo acelerado, com previsão de funcionamento em 2026. O terreno para a construção foi doado por um empresário e outorgado pela Prefeitura do Assú, enquanto os recursos estão sendo viabilizados por meio de emenda de bancada, indicada pelo deputado federal Sargento Gonçalves.

Com ações concretas, investimentos contínuos e trabalho diário, a Prefeitura do Assú reafirma o compromisso de fortalecer a rede de saúde, garantindo mais dignidade, cuidado e qualidade de vida para toda a população.

Arquivo

Publicidade

Adicione banner