24 - dez/25

O Rio Grande do Norte apresentou piora nos indicadores que monitoram a estiagem, segundo levantamento do Monitor de Secas divulgado nesta segunda-feira 22. De acordo com os dados, 88,02% dos municípios potiguares registraram algum nível de seca no mês de novembro.

A categoria mais recorrente foi a Seca Grave, presente em 32,93% dos municípios. A Seca Moderada atingiu 23,35% das cidades, enquanto a Seca Fraca foi identificada em 16,17%. Já a Seca Extrema alcançou 15,57% dos municípios do estado.O levantamento aponta agravamento da estiagem no Centro-sul do Rio Grande do Norte, onde áreas passaram da classificação de seca grave para extrema. Também foi registrado o avanço da seca grave na região Norte e da seca moderada no Leste do estado.

Segundo o informe, apenas 11,98% dos municípios foram classificados como Sem Seca Relativa, o que indica um cenário de atenção. O relatório aponta ainda o surgimento da Seca Extrema no Seridó como um dos fatores para o quadro observado em novembro.

O Monitor de Secas é produzido pela Agência Nacional de Águas e o informe foi publicado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Confira a situação da seca nos municípios:
Seca extrema:

Acari
Campo Grande
Caicó
Carnaúba dos Dantas
Cruzeta
Equador
Florânia
Ipueira
Janduís
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
Jucurutu
Messias Targino
Ouro Branco
Paraú
Parelhas
Santana do Seridó
São Fernando
São João do Sabugi
São José do Seridó
São Rafael
São Vicente
Serra Negra do Norte
Tenente Laurentino Cruz
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar

Arquivo

Publicidade

Adicione banner