Nesta quarta-feira (26), o Prefeito de Assú, Lula Soares, esteve na Floresta Nacional de Açu, acompanhado da Secretária de Meio Ambiente, Meire Rêgo, e do time técnico da pasta, para uma reunião com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Estiveram presentes no encontro Lúcia Guaraldo, Chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Mossoró, Thaís Guilherme, responsável pela ata de uso público, além dos membros da Criação de Unidade de Conservação (COCUC): Aldizio de Oliveira, Miriam Rodrigues e Miranda Zoppi.
Na ocasião, o ICMBio garantiu que o plano de ampliação da Floresta Nacional (Flona) de Assú e a criação de uma nova reserva não serão mais realizados sem um amplo diálogo com a comunidade. O instituto se comprometeu a reformular sua abordagem, priorizando um processo participativo, ouvindo instituições, moradores e demais setores envolvidos.
O Prefeito Lula Soares reafirmou seu compromisso com a população assuense e destacou que essa é uma das pautas mais importantes de sua gestão. Ele defende os interesses dos moradores e produtores da região e garantiu que buscará o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer o projeto de revitalização do entorno da Lagoa do Piató, reconhecendo seu grande potencial turístico, social e ambiental.
“Nosso compromisso é com o povo de Assú. Vamos garantir que todas as decisões sejam construídas de forma coletiva, sempre ouvindo quem vive e trabalha na nossa terra. Além disso, a Lagoa do Piató é um patrimônio natural e faremos o possível para impulsionar sua revitalização, trazendo mais desenvolvimento para nossa cidade”, afirmou o Prefeito Lula Soares.
A Prefeitura do Assú segue acompanhando de perto as novas discussões sobre a Flona e reforça a importância do diálogo para garantir um futuro sustentável e equilibrado para todos.