
Integrantes da diretoria da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Distrito Federal (Coopanest-DF) são alvo da Operação Toque de Midaz deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), em ação conjunta com o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), nesta quinta-feira (10/4). O grupo é suspeito de liderar um esquema criminoso de cartel no setor de anestesiologia.
Segundo as investigações, o grupo coordenava um esquema estruturado e estável que, há anos, vem monopolizando o mercado de anestesias no Distrito Federal, por meio de práticas ilegais como intimidação, ameaças e coerção contra médicos que tentam atuar de forma independente.
O nome da operação
“Toque de Midaz” — faz referência ao rei Midas, figura da mitologia grega que transformava tudo em ouro, simbolizando a ganância do grupo. O “Z” no final remete ao medicamento Midazolam, usado em procedimentos anestésicos, numa clara alusão ao setor médico envolvido.
Por meio de nota, a cooperativa informou que “nunca houve e não há cartel ou qualquer outra irregularidade ou ilegalidade por parte da Coopanest-DF e seus diretores.”. A defesa também acrescentou que “irá comprovar, mais uma vez, a integral regularidade e o compromisso ético dos trabalhos prestados aos seus cooperados por mais de 40 anos.”
Metrópoles