Por Silvino Júnior
A 5 dias da eleição, os assuenses aguardaram com ansiedade a tão esperada pesquisa do Instituto TS2, divulgada pelo canal de comunicação TCM e até então considerada pela população a de maior relevância e credibilidade, pela precisão com que acertou em 2020 o resultado do pleito ao indicar um empate entre Dr. Gustavo e Ivan Jr, eleição decidida na época por uma diferença de cinco votos a favor do atual prefeito.
A TS2 indicou em 01 de outubro um empate técnico, com Lula numericamente à frente com 50,8% dos votos válidos e Dra. Vanessa 49,2%. Considerando a margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos, Lula poderia chegar a 54,8%, o que o instituto pode justificar como um acerto em sua projeção se levarmos em conta esse preceito. A TS2 ainda pode justificar que toda pesquisa tem amostras distintas, representa um retrato instantâneo e que o objetivo é apenas captar atitudes e medir a intenção de voto no momento em que são feitas as entrevistas.
Entanto, os chamados trackings, pesquisas internas contratadas pelas campanhas para medir o desempenho diário dos candidatos, além dos levantamentos registrados na justiça eleitoral e feitos por outras empresas no mesmo período de coleta da TS2, não indicaram qualquer crescimento substancial ou movimento de virada de Dra. Vanessa. Também não ocorreu nenhum fato novo na última semana que alterasse o tabuleiro político. Desde o início da corrida eleitoral, Dr. Lula manteve a liderança consolidada da disputa e se confirmou na prática.
No dia da divulgação da última pesquisa da TS2, apoiadores de Dr. Lula se desanimaram nas ruas, enquanto aliados de Dra. Vanessa festejaram os números, uma vez que a campanha da oposição vendia que existia uma “onda de virada”. Manchetes em alguns blogs, como ilustra a imagem acima, também reforçava que os dados apontavam para uma virada.
Finalizada a eleição e confirmada a vitória de Dr. Lula com mais de 6 pontos de diferença, é natural e legítimo que a população, os eleitores e os torcedores questionem os números apresentados pelos institutos de pesquisa com tradição no mercado, incluindo a TS2.