Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de 17 estados e do Distrito Federal já se adaptaram às novas regras que facilitam o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com dados nacionais, mais de 1,5 milhão de pessoas já solicitaram a abertura do processo pelo novo sistema em todo o país, totalizando 1.522.898 pedidos.
A primeira habilitação pelo novo modelo foi concedida a Andreza dos Santos, empregada doméstica que mora em João Pessoa. Ela realizou todo o processo de forma individual, incluindo inscrição, aulas teóricas pela internet e provas. “Fiz as questões, passei de primeira, fiz as duas aulas que pede no aplicativo também e vim na segunda-feira fazer a prática aqui no Detran e passei aqui de primeira”, contou.
Atualmente, os Detrans que já operam o novo sistema estão nos estados de Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), Rio Grande do Norte (RN), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Acre (AC), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Pará (PA), Minas Gerais (MG) e Maranhão (MA). Outros sete estados — Amazonas (AM), Espírito Santo (ES), Mato Grosso (MT), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rondônia (RO) e Sergipe (SE) — estão em fase de implementação. Amapá (AP) e Tocantins (TO) não informaram o andamento.
Segundo o presidente da Associação Nacional dos Detrans, Givaldo Vieira, o processo exige adaptações internas. “São mudanças muito profundas, que têm como resultado modificações em sistemas, treinamentos de pessoal, mudanças de rotinas. Então, os Detrans estão fazendo o máximo para implantação num tempo breve e o relatório indica um bom avanço”, afirmou.
De acordo com o Ministério dos Transportes, o novo modelo elimina a obrigatoriedade de autoescola. O conteúdo teórico passa a ser disponibilizado gratuitamente e de forma online no site do ministério, sem exigência de carga horária mínima. As aulas práticas foram reduzidas de 20 para, no mínimo, duas horas.