Nesta sexta-feira (11), o Prefeito de Assú, Lula Soares, completou 100 dias à frente da Prefeitura. Mesmo em pouco tempo, já é possível perceber que sua gestão está imprimindo um novo ritmo e um novo estilo de governar, pautado em respeito e presença nas ruas.
Logo de início, um fato se destaca com força simbólica e prática: 13 das 18 secretarias municipais são lideradas por mulheres. Isso não é apenas um dado, é uma decisão pessoal de Lula Soares que reconhece o papel das mulheres como protagonistas na construção de políticas públicas.
Lula Soares também demonstra que é possível manter o resgate das tradições e, ao mesmo tempo, pensar no amanhã. O Carnaval voltou a acontecer com vigor, diferente do que aconteceu em 2013 que não houve. O São João teve sua continuidade assegurada e com atrações de peso como Alok, Tarcísio, Natanzinho, Pablo, Gustavo Mioto e Zé Vaqueiro. Além das grandes festas, um novo abatedouro público e uma nova creche estão sendo viabilizados, bem como, as 150 casas populares, junto à continuidade de obras herdadas, com responsabilidade e sem vaidades.
Na política, Lula Soares escolheu o caminho mais difícil e mais nobre: o do diálogo, da articulação e do respeito. Em vez do confronto como deseja seu adversário, ele constrói pontes. Mantém uma boa relação com todos os vereadores e já assumiu duas importantes lideranças regionais: a Presidência da AMCEVALE e também a Presidência do Consórcio Interfederativo de Saúde do Vale do Açu. Não é pouca coisa para quem ainda está nos primeiros passos do mandato.
Nas ruas de Assú, sua presença é sentida. Lula Soares é aquele prefeito que mesmo sendo mais tímido, ele para, escuta, olha no olho e estende a mão.
Com a sua equipe, Lula Soares equilibra firmeza e gentileza. Cobra resultados, exige comprometimento, mas não abre mão da sua humildade. Lula é uma liderança que prefere ouvir ao invés de gritar, unir ao invés de dividir.
Os primeiros 100 dias de Lula Soares mostram um prefeito que não quer apenas passar pela Prefeitura do Assú, quer deixar um trabalho e um grande legado para os assuenses.