Por Silvino Júnior
O prefeito de Ipanguaçu, Jefferson Santos (PL), chega aos seus primeiros 100 dias de gestão com 4,51% das propostas do plano de governo realizadas. O número, embora modesto diante das 288 promessas feitas, revela um início pautado por ações de impacto imediato.
Nesse período, Jefferson manteve os serviços básicos, como médicos 24h na Unidade Mista de Saúde, entregou smartphones para agentes de saúde, promoveu reposição de lâmpadas e iniciou a obra de pavimentação no bairro Veneza. Eventos como o Carnaval, o Campeonato de Blocos e a Feira do Empreendedor foram bem recebidos pela população. A Festa do Trabalhador em Arapuá, marcada para os próximos dias, reforça a aposta do prefeito em manter vivas as celebrações culturais.
No entanto, os 100 dias também foram marcados por episódios que ameaçaram a boa imagem do governo. Em janeiro, a sanção da lei que concedeu auxílio alimentação de R$1.800 aos vereadores causou desconforto, especialmente por ter ocorrido dias após o decreto de calamidade financeira. Em março, outro desgaste veio à tona: o Secretário de Obras, Batista Bertoldo, virou alvo do MP por possível acúmulo de cargos. Desde então, Batista está isolado do governo.
Apesar disso, Jefferson mantém uma base sólida na Câmara: tem o apoio dos nove vereadores, incluindo, Ray das Pedrinhas, um antigo adversário político de sua própria comunidade. O atual presidente, Josimar Lopes, emplacou muitos aliados dentro do governo. Com base no diário oficial, pelo menos 9% dos comissionados da prefeitura estão ocupados por membros com o sobrenome “Lopes”.
A gestão lembra o início de Valderedo. E isso não é por acaso: boa parte da equipe atual é composta por nomes de 2017. Fora isso, paira uma sensação de desconfiança interna, com a Secretaria de Saúde atuando de forma quase independente. Falta uma marca própria ao governo que o diferencie de gestões anteriores. A percepção é de que a população está em espera, disposta a dar tempo ao prefeito para mostrar a que veio. Jefferson parece ser bem-intencionado e transmite uma imagem de humildade e proximidade.