Nesse último domingo, 04, foi dia da eleição unificada em todo o Brasil para escolha dos novos Conselheiros Tutelares. Em Ipanguaçu, na região do Vale do Açu, 2.770 eleitores foram às urnas efetivar o voto para a escolha dos novos membros, que terão o mandato para os próximos quatros anos, de 2016/2019.
Conduzido pela comissão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA), com o apoio da Prefeitura Municipal, o processo foi ainda fiscalizado pelo Ministério Público Estadual, com atuação da titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Ipanguaçu, a promotora Kaline Cristina.
Segundo Kaline, o processo transcorreu dentro da normalidade, sem registro de incidentes, uma participação popular expressiva que legitima a eleição unificada no município. “Tivemos a presença de um bom público, isso mostra que as pessoas estão mais atentas de seus deverem como cidadão, a participação popular legitima o processo e isso é muito importante”, destaca a promotora que também acompanhou todo o processo e contagem dos votos do município de Itajá.
Três mesas receptoras fizeram a coleta dos votos em cédulas de papel. As urnas ficaram instaladas na Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro, mesmo com as longas filas, os eleitores não deixara de votar.
O presidente da comissão Edilson Júnior, disse que a quantidade de urnas foram estabelecidas conforme a disponibilidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e que o poder público municipal disponibilizou os ônibus escolares para facilitar a chegada do eleitor ao local de votação.
A apuração dos votos ocorreu na Câmara de Vereadores, acompanhado além da promotora de justiça, pelos candidatos ou seus respectivos representantes. A apuração foi encerrada as 22:20h.
Para a presidente do CMDCA Maria Raquel Tavares, os eleitores Ipanguaçuenses foram fundamentais contribuindo com a participação, elegendo os candidatos ao Conselho Tutelar.
Raquel destaca, ainda que, a posse dos eleitos ocorre no dia 10 de janeiro de 2016 em cerimônia conduzida pelo prefeito, Leonardo Oliveira. “Agora é só aguardar a posse e desejar a todos um mandato que venha a contribuir na garantia dos direitos das crianças e adolescentes de nossa cidade. Sem dúvida alguma, o Conselho Tutelar é um grande parceiro do CMDCA, e assim esperamos contar sempre”, disse.
Resultado final da apuração das mesas para escolha de Conselheiros Tutelares
- Marco Higino: 465 – 1º ELEITO
- Nestor Ribeiro de Melo Neto: 401 – 2º ELEITO
- Rayron Ribeiro: 398 – 3º ELEITO
- Aline Costa: 364 – 4º ELEITA
- George Varela: 269 – 5º ELEITO
- Hilderica Soares da Silva: 198 – 1º SUPLENTE
- Nailde Nunes:181 – 2º SUPLENTE
- Magirllânia Beatriz Tavares de Souza: 112 – 3º SUPLENTE
- Salete Siqueira: 99 – 4º SUPLENTE
- Madson Escoteiro: 90 – 5º SUPLENTE
- Rosivanda (Fafá): 38 – 6º SUPLENTE