O Governo do Rio Grande do Norte homologou a banca organizadora dos concursos públicos unificados que irão ofertar 175 vagas para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) e as Centrais de Abastecimento do RN (Ceasa). A homologação foi publicada na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial do Estado.
A instituição responsável pela organização será a Avalia – Instituto Avalia de Inovação em Avaliação e Seleção. Pela primeira vez no âmbito do Poder Executivo estadual, o Governo do RN adota o modelo de banca única para concursos, inspirado no Concurso Nacional Unificado do Governo Federal, com o objetivo de ampliar a transparência, dar mais eficiência aos processos e reduzir custos.
A coordenação dos certames ficará a cargo da Secretaria de Estado da Administração (Sead), em articulação com os órgãos envolvidos. Segundo o Governo, a centralização da contratação resultou em uma economia estimada de cerca de R$ 3 milhões aos cofres públicos, além de permitir maior padronização de regras e procedimentos.
Do total de vagas previstas, 80 são destinadas ao Detran/RN, sendo 24 para cargos de nível superior, na função de Analista de Trânsito, e 56 para nível médio, no cargo de Assistente de Trânsito, além de cadastro de reserva.