A Casa Durval Paiva realiza na próxima terça-feira (11), no município de Ruy Barbosa, região Agreste, capacitação de profissionais da Atenção Básica da Saúde para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
Uma vez que o câncer é uma doença tempo dependente, ou seja, quanto mais precocemente identificada e tratada, maior a chance de recuperação completa, é fundamental que seja diagnosticada precocemente. O fato de os profissionais da Atenção Básica atuarem na linha de frente, seja em consultas de rotina ou logo que a criança apresenta algum problema de saúde, é importante que eles tenham a percepção sobre sinais e sintomas ainda mais aguçada, a fim de minimizar os diagnósticos tardios.
Como não há ações preventivas a serem tomadas contra o câncer infantojuvenil, um dos fatores cruciais para melhorar as chances de sucesso no tratamento é o diagnóstico precoce. Se realizado rapidamente, de forma precisa e seguido pelo tratamento adequado, as chances de cura podem se elevar em cerca de 80%.
A capacitação em Ruy Barbosa é realizada dentro do Projeto Qualificar para Salvar, que integra o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) do Ministério da Saúde. A área de atuação do Qualificar para Salvar são os municípios integrantes da 5ª e da 6ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP).
Como parte da atuação em prol do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, a Casa Durval Paiva realiza no dia 19 de fevereiro, na cidade de Santa Cruz, região Agreste, o XIX Fórum do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil.
Conheça outras ações e projetos desenvolvidos pela Casa em www.casadurvalpaiva.org.br ou nas redes sociais da instituição (@casadurvalpaiva).