29 - jan/26

O América deve ser denunciado no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) por relacionar um jogador irregular no Campeonato Potiguar. O caso envolve o lateral-direito Elias, que foi relacionado para os três primeiros jogos do Estadual com contrato amador, tendo já completado 20 anos, o que é proibido conforme o Regulamento Específico da competição.

Caso seja punido, o América perderá até 18 pontos na no Campeonato Potiguar. A penalidade ocorre pelo fato de Elias ter sido relacionado em três partidas, o que implica na perda de três pontos por jogo, ou seja, nove pontos no total, conforme o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Além disso, o texto ainda prevê que o alvirrubro terá a anulação dos pontos conquistados nas vitórias sobre Potyguar Seridoense, Globo e Laguna, o que somando resulta em nove pontos. Assim, totalizando a perda total de 18 pontos na tabela.

O alvirrubro também pode ser enquadrado no artigo 191 do CBJD, que trata sobre o descumprimento de um regulamento geral ou específico de uma competição. Neste caso, o texto prevê somente a punição em multa, sem perda de pontos, que varia entre R$ 100 a R$ 100 mil.

Elias completou 20 anos em outubro de 2025, o que, conforme o Regulamento Específico do Campeonato Potiguar, impede a participação de atletas não profissionais na competição. No entanto, o jogador foi relacionado como atleta amador e permaneceu no banco de reservas nos três primeiros jogos do torneio.

No dia 18 de novembro de 2025, o América anunciou que Elias e mais quatro jogadores do sub-20 foram promovidos ao time principal e assinaram contrato profissional com o clube, válido por três temporadas. O vínculo do lateral, no entanto, foi publicado no BID da CBF somente nesta quarta-feira (28).

tribuna do norte

Arquivo

Publicidade

Adicione banner