O EXEMPLO A NÃO SER SEGUIDO.
O jornal o Globo fez uma pesquisa e disse em uma reportagem que das 50 cidades mais violentas do mundo 21 estão no Brasil.
Das mais violentas do Brasil, a capital do RN, Natal, está em 2º lugar. Isso mesmo. Nossa capital está em segundo lugar entre as mais violentas do Brasil e listada como 13ª entre as 50 mais violentas do mundo.
Mas há algo pior. Por incrível que pareça.
O atual Governo do Rio Grande do Norte adota como principal modelo de segurança um programa chamado de Ronda Cidadã. Um projeto alardeado pelo marketing governamental como salvador da pátria potiguar.
Esse projeto do RN foi inspirado em um modelo de segurança que existe em Fortaleza, no Ceará. Então, pela lógica simples, sem abstrações, nosso principal projeto de segurança pública hoje é inspirado no modelo cearense de segurança.
E vocês sabem qual é a posição de Fortaleza no ranking do jornal o Globo: 1º lugar nas cidades mais violentas do Brasil. Isso mesmo: Fortaleza é a cidade mais violenta do Brasil na lista das 50 cidades mais violentas do mundo. E 12º mais violentado mundo. (Natal é a 13ª)
Ou seja: o projeto do Rio Grande do Norte de segurança pública é inspirado no projeto de segurança da 12º cidade mais violenta do mundo e na mais violenta do Brasil.
Entendeu de onde vem o nosso medo de cada dia?