Água um problema universal mas em parte bem distribuída em Carnaubais

images

Á água tem se constituído em um problema universal. Aqui em Carnaubais, até que os gestores cuidaram com responsabilidade esta situação. Os ex-prefeitos: Dr. Zenildo, Nelson Gregório e Luizinho Cavalcante, os três modificaram os modos do abastecimento d’água em nosso município. Dr. Zenildo iniciou o trabalho colocou água encanada nas residências da  comunidade de Arenosa. Nelson Gregório, deixou água encanada nas comunidades do: Alemão, Entroncamento. E deixou três adutoras: Bela Vista a Casinhas pronta com água nos chafarizes; e os recursos das adutoras  Carnaubais a Arenosa e Carnaubais ao Cavaco, concluída no governo de Luizinho Cavalcante. No governo de Luizinho Cavalcante, foi construídas 14 caixas d’água e o abastecimento de 23 comunidades com água encanada na casa do cidadão.

Se o cidadão recebe o precioso liquido tranquilo em sua residência, isto tem um custo ao erário público em torno de 70 mil reais mês,  pago por todos os carnaubaenses. Pois estes 70 mil mensais, o prefeito poderia investir em mais alguma obra de infraestrutura como exemplo,  calçamento que com o crescimento da cidade muitas ruas necessitam de tal serviço.

 

No ano de 2010, o nosso mandato criou uma autarquia municipal, para cuidar exclusivamente de água como faz até hoje. Passamos a cobrar uma taxa (contribuição) de  R$ 7,00 mês, onde a empresa da água iria ter recursos para sua manutenção e pagar parte das despesas. O outro objetivo, era levantar um empréstimo junto ao Banco do Nordeste, que pudéssemos construir uma estação de tratamento da água distribuída.

 

Quando os usuários começaram a pagarem a oposição demagogicamente começaram a orientar que a população  não pagassem, entrevista em rádios, audiências públicas e outros mais. Conclusão, a administração resolveu suspender o pagamento de quem  usava água nas 23 comunidades. Ficando o município com a responsabilidade de manter o serviço a população, o que vem fazendo até os dias atuais. Mas, observe que tem faltado dinheiro para outros investimentos no município.

 

O que observo é que hoje 18 cidades vivem um colapso d’água total no seu abastecimento. Mas de 100 municípios do RN, vem sendo abastecidos  por sistema de rodízio. Enquanto até nos Assentamentos de Carnaubais, vizinhos a Serra do Mel, existe água em abundância sem que ninguém pague um real pelo precioso liquido.

Postado por luizinho cavalcante 

Publicidade