Vereador Celso Lanche (PV) propõe criação de Sistema Cicloviário

11350639_842245819193502_3681122465525903507_nEstá tramitando nas Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Mossoró, o projeto de Lei 57/2015 que autoriza o Executivo a criar o Sistema Cicloviário de Mossoró. O autor da proposta, vereador Celso Lanche (PV) concedeu entrevista à editoria de política da GAZETA DO OESTE, oportunidade em que detalhou aspectos de sua proposição.
Celso Lanche explicou que a proposta vai incentivar fortemente a utilização de bicicletas como meio de transporte na cidade. “O que nós queremos com essa idéia é estabelecer um modelo de mobilidade sustentável em Mossoró”, explicou o parlamentar do Partido Verde, frisando que o transporte por bicicletas deve ser incentivado em áreas que sejam adequadas. “E principalmente, vistas como um modo de transporte direcionado as atividades do cotidiano e inserido como um meio efetivo de mobilidade para a população mossoroense”, acrescentou Celso Lanche.
Segundo ele, a implantação do Sistema Cicloviário de Mossoró deve seguir o que está estabelecido no Plano Diretor do município. A ciclovia em si, de acordo com o autor da proposta, deve ser construída em pista própria para circulação de bicicletas, separadas fisicamente do trafego geral, no caso, envolvendo automóveis e motocicletas. “A faixa especifica vai oferecer segurança aos ciclistas”, comentou Celso Lanche, lembrando que à partir da sanção da matéria, as vias publicas que forem construídas depois da implantação da lei, deverão incluir espaços destinados não apenas ao acesso, mas a circulação de bicicletas, em conformidade com estudo de viabilidade promovido pelo Poder Executivo mossoroense.
O vereador Celso Lanche fez questão de assinalar que caberá a prefeitura de Mossoró promover ações educativas permanentemente no sentido estimular padrões de comportamento seguros e responsáveis, tendo como público alvo os pedestres e os condutores de veículos, motorizados ou não, divulgando o uso adequado dos locais compartilhados à partir da lei.
“O uso de meios de transportes urbanos sustentáveis se faz cada vez mais necessário dado à preocupação global em torno da preservação do meio ambiente. É imprescindível que se adotem medidas com a finalidade de diminuir o impacto negativo causado pelo trânsito cada vez mais complicado nas cidades brasileiras e Mossoró está inserida nesta realidade e a utilização da bicicleta como meio de transporte de massa está sendo cada vez mais difundido e principalmente incentivado no Brasil. Dessa forma, apresentamos essa proposta que hoje esta sendo analisada pelas comissões da Câmara, mas acredito que o prefeito Francisco José Junior que é um desportista vai acatar essa nossa sugestão”, concluiu Celso.

Publicidade