01 - jun/15

festejos_juninosA Assembleia Legislativa, através de proposição do deputado Kelps Lima (SDD), realizou audiência pública para discutir a valorização das quadrilhas juninas dentro das políticas públicas do Rio Grande do Norte. O objetivo foi debater o apoio em todas as esferas do poder e contou com participação de autoridades, representantes do segmento e do Poder Público.

“É importante esse debate com o poder público, sociedade civil e quadrilheiros do movimento junino para que juntos possamos resgatar as quadrilhas juninas como forma de tradição cultural, folclórica e também como fonte de renda”, afirma Kelps Lima.

De acordo com os participantes, a burocratização é a grande dificuldade na realização da maioria dos arraiás de rua. Os participantes explicaram que é preciso passar por seis órgãos para conseguir a liberação de um local que possa ser realizado o festejo. Por isso, os representantes do movimento defendem a centralização dos serviços e também querem a criação de um calendário junino na capital para atrair turistas neste período do ano, além de mais investimentos para o movimento junino.

Segundo dados expostos na audiência, o Rio Grande do Norte conta com 185 grupos de quadrilhas juninas, o que aponta uma diminuição significativa (39%) comparada há 4 anos atrás, quando esse número era de 300. Para o Presidente da Federação Cultural das Quadrilhas Juninas, Nicolau Neto, isso se deve as questões burocráticas com documentos e certidões.

Arquivo

Publicidade