Dos 1687 municípios do Rio Grande do Norte, apenas cinco foram considerados com maturidade da gestão na demanda por educação infantil. Desses, quatro são considerados de pequeno porte (Água Nova, Bom Jesus, Caiçara do Norte e Nísia Floresta) e somente São Gonçalo do Amarante é reconhecido como de grande porte.
A pesquisa teve o apoio do Instituto Articule que tem a proposta de avançar nos investimentos na área e de progredir pedagogicamente para corrigir distorções idade-série, além de suprir demandas não atendidas. O levantamento considera como maduras na gestão da Educação Infantil os municípios pautados na transparência, que emprega bem os recursos e prioriza o ensino em Tempo Integral.
“É uma gestão efetiva, capaz de se integrar a diferentes setores e instituições, que não seja apenas o Estado, mas também instituições privadas, do terceiro setor. Além disso, é uma gestão capaz de se articular com os Conselhos Municipais e instituições que se dispõem a colaborar com resultados educacionais“, explica coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores/as em Educação no RN (Sinte/ RN), Fátima Cardoso.
O levantamento, realizado entre 18 de agosto e 8 de outubro, apresenta uma fotografia da oferta de creche e pré-escola, dos mecanismos de gestão da demanda, do planejamento das redes e das formas de colaboração entre diferentes instituições, a partir da coleta de informações junto a 100% dos municípios brasileiros e o Distrito Federal.
Na análise foi diagnosticado que 18 municípios se encontram em nível básico, 101 em elementar e 43 em estágio inicial. Os dados também mostram que 83,83% dos municípios fazem ações de conscientização sobre o direito e a importância da educação infantil para crianças de zero a três anos.
Em 90 municípios são realizadas visitações domiciliares através de agentes públicos, 89 utilizam rádios e outras mídias para esse tipo de divulgação, a maioria oferece e acompanha a caderneta de saúde da criança, além de fazer atendimento nas unidades de saúde e 102 fazem campanha nas escolas.