A 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal proferiu uma decisão que determina o pagamento do 13º salário dos servidores civis da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, ativos e aposentados, até o último dia deste ano. A sentença, assinada pelo juiz Airton Pinheiro, foi publicada na última quinta-feira (18).
Em entrevista no último dia 10 ao Jornal da Manhã Natal, da Jovem Pan News Natal, o secretário Carlos Eduardo Xavier tinha informado que o Governo do Estado quitaria o pagamento do 13º salário até, no máximo, dia 10 de janeiro de 2026.
Justiça determina que Governo do RN pague 13º salário dos servidores da Saúde ainda em 2025
Secretário diz que governo trabalha para quitar 13º dos servidores do RN até 10 de janeiro
“Observe-se que o dispositivo deve ser interpretado no sentido de que o pagamento até o último dia é regra, garantia do servidor que somente pode ser ultrapassada pela impossibilidade fática de cumprimento. No caso em discussão, apresentar-se-ia como falta de disponibilidade financeira para efetuar o pagamento”, diz trecho da decisão, ao mencionar a Constituição Estadual.
A decisão judicial atendeu a um pedido do Sindicato dos Policiais Civis e servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte. O magistrado não aplicou multa diária em caso de descumprimento, argumentando que a medida só dificultaria ainda mais a situação do Estado para os próximos pagamentos, prejudicando ainda mais a situação dos servidores ativos e inativos.