19 - out/21

Por Braulio Lorentz, g1

Como o 'Planeta Xuxa' ensinou a juventude brasileira a curtir e dançar pop internacional

Acervo TV Globo

Se você não era parte de uma massa de baixinhos na década de 90, não deve ter entendido nada do título desta reportagem. Entre 1997 e 2002, o programa “Planeta Xuxa” foi uma das principais fontes de músicas dançantes para jovens brasileiros.

Não é exagero afirmar que a juventude brasileira aprendeu a gostar de pop internacional vendo Planeta Xuxa. Ok, talvez seja.

Xuxa dança com as paquitas no programa 'Planeta Xuxa' — Foto: Divulgação/TV Globo

Xuxa dança com as paquitas no programa ‘Planeta Xuxa’ — Foto: Divulgação/TV Globo

O fato é que o programa da Globo foi trilha de muitas dancinhas, bem antes de existir TikTok ou Spotify. Sem streaming ou rede social, o negócio era TV ou rádio, com destaque para o “Planeta Xuxa” e “7 Melhores da Jovem Pan”.

g1 entrevistou a Xuxa e três atrações que viveram o auge da carreira quando passaram pelo programa, há mais de 20 anos.

Alexia, Lou Bega e Aqua estouraram no fim dos anos 90, seguem cantando e lembram com carinho das passagens pelo Brasil (veja entrevistas em vídeo ao longo do texto).

Quando eu hitei: Aqua relembra 'Barbie Girl' e elogia Kelly Key

Quando eu hitei: Aqua relembra ‘Barbie Girl’ e elogia Kelly Key

O “Planeta Xuxa” ficou no ar por seis anos, com algumas pausas. Começou nas tardes de sábado e passou para as manhãs de domingo. Nessa era da Xuxa, ela passou a ter um público mais adolescente. Então, atrações e quadros começaram a ser menos infantis.

Não foi no “Planeta Xuxa” que ela começou essa transição, mas foi esse programa que consolidou essa Xuxa mais popstar, mais dona da festa e menos apresentadora infantil. Antes, os programas “Xuxa Park” e “Xuxa Hits” prepararam a pista.

Foi no “Xuxa Hits”, em 1995, que aconteceu uma apresentação que virou meme. A rapper americana Gillette cantou o único hit dela, “Short Dick Man”. Os versos “Não quero um homem de pau pequeno” foram entoados por ela. E por uma plateia lotada de crianças.

Xuxa vai até o chão com o grupo You Can Dance no programa 'Xuxa Hits' — Foto: Divulgação/TV Globo

Xuxa vai até o chão com o grupo You Can Dance no programa ‘Xuxa Hits’ — Foto: Divulgação/TV Globo

O “Planeta” passou a dar mais e mais espaço para o pop dançante internacional e para a dança. Tinha até um grupo de dança fixo, o You Can Dance.

Além de dançarinos, o You Can Dance era um grupo musical, uma boy band de funk melody. Eles lançaram músicas como “Anjo” e “Bota o bumbum pra dançar” (ouça os dois hits no podcast do topo).

“O Planeta foi uma virada de chave na minha vida, porque muitas coisas estavam acontecendo no mundo. A gente não tinha internet como tem hoje”, contextualiza Xuxa ao g1 (ouça entrevista no podcast).

“Então, a gente tinha que pesquisar demais da conta para chegar próximo do que os Estados Unidos tinham na mão toda hora. E aí eu queria ver essa coisa do que as pessoas queriam lá fora, do que elas gostavam e a gente seguia muito pesquisa, eu viajava demais.”

Xuxa entrevista a banda You Can Dance no programa 'Planeta Xuxa' — Foto: Divulgação/TV Globo

Xuxa entrevista a banda You Can Dance no programa ‘Planeta Xuxa’ — Foto: Divulgação/TV Globo

Foi durante essas viagens que Xuxa e equipe descobriam os lançamentos internacionais e entendiam como a TV e o entretenimento estava sendo feito fora do Brasil. “O ‘Planeta’ foi importante para mudar a cabeça das pessoas. Estavam acostumadas com tudo que ofereciam, não saíam atrás.”

Xuxa diz que, com a internet, “o mundo fica muito pequeno”, mas antes não era assim, claro. “Tive sorte de ter a oportunidade de viajar, de conhecer, de saber o que as pessoas queriam ver. Eu fico lisonjeada que o ‘Planeta’ fez e faz parte da vida das pessoas até hoje.”

Madrinha do pop (e do funk)

 

Xuxa no 'Planeta Xuxa' — Foto: Divulgação/TV Globo

Xuxa no ‘Planeta Xuxa’ — Foto: Divulgação/TV Globo

Quando se fala que o “Planeta Xuxa” ensinou uma geração a dançar, o estilo mais pensado pode até ser o pop internacional, mas o funk carioca também foi trilha do programa.

“O funk que ninguém queria ver, na televisão e nada. Foi uma das primeiras coisas que eu comecei a colocar no programa e, graças a Deus, começou a ser aceito pelas pessoas. Começou a parar de ser discriminado.”

Xuxa posa durante filmagem de cena em que dança funk no filme 'Lua de Cristal' (1990) com o grupo Movimento Funk Clube — Foto: Divulgação/Facebook da Xuxa

Xuxa posa durante filmagem de cena em que dança funk no filme ‘Lua de Cristal’ (1990) com o grupo Movimento Funk Clube — Foto: Divulgação/Facebook da Xuxa

Xuxa é uma das madrinhas famosas do funk, mas o Planeta Xuxa não foi o começo da relação do estilo com a rainha dos baixinhos.

Ela teve uma era funkeira em 1990, quando dançou funk no filme “Lua de Cristal” com o grupo Movimento Funk Clube. Xuxa apresentou o ritmo para cinco milhões de espectadores nos cinemas.

Depois, fez programas especiais sobre o funk e convidou Marlboro para ser DJ residente em programas dela.

Arquivo

Publicidade