13 - out/15

CA

Os 50 anos de inauguração do primeiro centro de lançamento de foguetes espaciais da América do Sul, a Barreira do Inferno, comemorado no último dia 12 de outubro, foram lembrados pelo deputado estadual Carlos Augusto Maia (PTdoB), na manhã de hoje, terça-feira (13), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa. O parlamentar propôs sessão solene na Assembleia para homenagear a data, no próximo dia 27 de outubro.

“O centro de lançamento, a Barreira do Inferno, tem uma importância única para o Rio Grande do Norte. O que é realizado lá projeta o estado para o cenário nacional e mundial. Significa muito para a nossa história”, destacou o deputado.

Carlos Augusto destacou alguns números da Barreira do Inferno, como os mais de 100 mil visitantes que o centro recebe por ano. “Pelos trabalhos realizados ao longo desses 50 anos, que convidados todos a participarem de sessão solene no próximo dia 27”, convidou.

O centro de lançamento da Barreira do Inferno foi inaugurado em 12 de outubro de 1965. O local é administrado pela Força Aérea Brasileira e já lançou ao longo dos anos mais de três mil foguetes de sondagem. O objetivo é executar experimentos, pesquisa básica ou aplicada e outras atividades de desenvolvimento tecnológico de interesse da Aeronáutica, além de prestar apoio às atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis.

ALRN