O dia de finados está chegando e a frase descanse em paz, tão utilizada para reverenciar a memória dos nossos entes queridos que já partiram para a eternidade talvez não esteja sendo tão bem aplicada no Cemitério Público de São João Batista, um dos que existem na área urbana de Assú. Ultimamente os túmulos têm sido violados e o local que deveria ser descanso eterno está sendo atormentado por vândalos. Algumas capelas tiveram os vidros de suas portas quebrados. O piso (tampas) também chegou a ser danificado em alguns poucos jazigos.
Quem trabalha no local afirma não saber quem está por trás das ações e acredita que as ocorrências se dão na parte da noite. Também aponta a baixa altitude do muro que circunda o campo santo como um facilitador para o acesso ao seu interior que aparentemente não passa por um processo de limpeza a algum tempo.
O que diz a lei
Violar ou profanar, sepultura e/ou urna funerária é considerado crime previsto no artigo 210 do Código Penal Brasileiro (CPB). Quem o pratica pode ser punido com pena de reclusão de um a três anos, mais multa.
Fonte: http://www.assurn.com.br/