A poluição sonora não incomoda apenas nas grandes cidades. Em Assu, um número cada vez mais crescente de carros das lojas Maré Mansa e Atacadão Vieira circulam diariamente pelas ruas com volume alto. A prática antes adotada com frequência apenas durante as campanhas eleitorais, proliferou-se e estendeu-se à divulgação de propagandas comerciais.
Várias pessoas entram em contato com a redação do deolhonoassu semanalmente para reclamar da situação. Muitas delas dizem ser incomodadas pelo altíssimo som dos carros que desfilam sem regras pelas ruas e avenidas provocando irritação e estresse. Segundo algumas pessoas consultadas, alguns veículos de propaganda ignoram não apenas o volume do som, mas a proibição para circular em frente ou nas proximidades das escolas. Ainda que, há uma disputa onde cada um quer ter o som mais alto que o outro e que não há fiscalização.
A reclamação é maior entre os moradores do Centro. “Incomoda bastante, o som é muito alto e eles passam várias vezes no mesmo dia. É irritante”, diz Maria José, do bairro Bela Vista. Junior trabalha em loja no Centro e também não gosta muito do barulho. “Sei que eles estão trabalhando, mas poderiam ‘manerar’ no volume do som”.
Com a palavras as lojas citadas: Email [email protected]