O Governador do Estado, Robinson Faria, e o Diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), Cyrus Benavides, inauguraram nesta quarta-feira, 11, o laboratório Ananias da Costa Neto.
Ele atenderá a demanda de análise de produtos pré-medidos.
Os produtos a serem examinados em laboratório serão provenientes de coletas aleatórias para exame ou produtos reprovados em pré-exames realizados nos pontos de venda ou nas indústrias.
Produto pré–medido (ou pré-embalado) é tudo aquilo que é medido e embalado sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização. Atualmente, este tipo de produto corresponde a 85% de tudo que consumimos.
O Governador do Estado, Robinson Faria, reconhece a importância de ter um laboratório do Instituto em Mossoró. “O Procon e o Ipem têm uma expectativa de atender juntos cerca de 700 mil pessoas, um atendimento muito grande para proteger o consumidor. Para proteger o que ele está comprando, por isso o Ipem é fundamental”, disse.
“Cada saco de feijão, cada saco de arroz vai ser pesado para que o consumidor tenha a garantia de que está pagando o preço correto”, conta Cyrus Benavides, Diretor Geral do Ipem-RN.
O laboratório de Pré-medidos levará o nome de Ananias da Costa Neto, agente do órgão no período de 1975 a 1996, quando veio a falecer.
A família do ex-servidor se mostrou grata pela homenagem, “pois ele se dedicou muito ao Instituto e à função de metrologista”.