08 - out/15

Unidade Móvel_BoaCica_TourosO Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas esteve reunido na última segunda-feira (05) no auditório da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN (SPM/RN) para avaliar as atividades desenvolvidas pela Unidade Móvel  nos municípios de Natal nos bairros de Mãe Luiza, Vila de Ponta Negra e Jardim Progresso, em Touros e na comunidade rural de Queimados, e também em João Câmara e nas comunidades de Zambelê e Boa Cica.

O Fórum de Enfrentamento considerou como positiva as atividades desenvolvidas, porém ficou constatada a necessidade de melhorar o fluxo de informação para que mais instituições possam participar, a fim de fortalecer a diversidade de instituições na construção desse processo. Na reunião também foram definidos o calendário para outubro e os critérios para que as unidades móveis sejam encaminhadas aos próximos municípios. A unidade estará no dia 17 de outubro na Zona Norte de Natal, em uma ação articulada com a Defensoria Pública, e nos municípios de Assú (26), Carnaubais (27) e Mossoró (28).

Entre os critérios para a unidade móvel ir ao município está à articulação da rede local dos movimentos sociais e instituições que possam fortalecer a construção do Fórum Municipal de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres. As demandas dos municípios serão analisadas pelo Fórum de Enfrentamento, e quando não forem contempladas a SPM/RN entrará em contato com o município. “Iremos verificar essa densidade das articulações locais e ver o que é necessário fortalecer apara instalação do Fórum, sem esse espaço a ação fica fragilizada se tornando apenas mais um evento”, explica Melayne Macedo, coordenadora de Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da SPM/RN.

Outro encaminhamento dado foi a necessidade de realizar uma audiência com o governador Robinson Faria para garantir o funcionamento das duas unidades moveis com a oferta de equipe multidisciplinares e a infraestrutura de manutenção das unidades. “Hoje, apenas uma unidade móvel está em funcionamento limitando nossa capacidade de ação e precisamos garantir o funcionamento das duas unidades e assim atender o pleito feito pelo Grito da Terra 2015 e estamos trabalhando nisso”, afirma Melayne Macedo.

As entidades que compõem o Fórum de Enfrentamento a Violência são a SPM/RN, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Secretaria de Mulheres de Natal (Semul), Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN, Movimento da Mulher Trabalhadora Rural (MMTR), Marcha Mundial das Mulheres, Rede Xique- Xique, Fórum Mundial de Mulheres, FETARN, FETRAF e a Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica.

Calendário Outubro

17/10 –  “Mulher Viver com Dignidade” – Ação com a Defensoria Pública do RN
Rua Guaratinguetá, Lagoa Azul – Centro Educacional Dom Bosco
26/10 – Assú
27/10 – Carnaubais
28/10 – Mossoró

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: