19 - ago/15

APara a maioria dos estagiários da Prefeitura Municipal de Assú não importa qual é seu curso de formação, na prefeitura irá realizar o trabalho de técnicos administrativos e até fiscais eles são. São poucos os felizardos que entram em um estágio e irão trabalhar diretamente na sua área, percebe-se que a seleção do estágio não existe, o que acontece é que muitos entram e permanecem por pressão de vereadores ou funcionários, um estágio normal vale por 01 ano podendo expandir por mais 01 ano, já ouvi casos de cidadãos que pegou estágio por 02 cursos, ou seja provavelmente passou 04 anos, e que por todo esse período nunca estagiou ao lado de um profissional de sua área de formação.

Na verdade são meros cabides de emprego, agora a população assuense entende o motivo do retardo na convocação dos Técnicos Administrativos. Para a administração os Técnicos Administrativos “não valem nada” a começar pela remuneração de 793,25R$ e não conta com Plano de Cargo Carreira e Salário, a pesar da prefeitura praticar planos de cargo análogo a este nas secretarias como saúde e educação. Hoje os estagiários ganham quase 700,00R$, ou seja, sai mais em conta “contratar” estagiários que são dois em um, são cabos eleitorais fortes para próxima campanha (somam os votos de sua família) e executam o trabalho de um Téc Administrativo.

Até hoje foram Convocados 16 Téc. administrativos, Nomeados 14, não tomaram posse 02 e exonerado 01.

Se existe vaga em aberto porque não convocam os outros da lista e destina os estagiários para acompanhar os profissionais de sua futura profissão?

Vai dizer que é a crise? Com todo esse número de cargos em comissão?

Seria uma boa o IEL e o Ministério do trabalho averiguar esse fenômeno dos estágios na PMA.