17 - jul/15

liga

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, referência em tratamento do câncer no Rio Grande do Norte e no Nordeste, completa 66 anos nesta sexta-feira. Fundada em 17 de julho de 1949, passou de uma simples casa de recolhimento de cancerosos para se tornar um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), de acordo com a classificação do Ministério da Saúde. A instituição hoje é formada por cinco unidades, sendo uma de apoio humanitário: o Centro Avançado de Oncologia (CECAN), Hospital Dr. Luiz Antônio, Policlínica, Hospital de Oncologia do Seridó (em Caicó) e a Casa de Apoio Irmã Gabriela.

Reconhecida pela democratização do acesso à oncologia de ponta, atingindo quase 70% de volume de serviços destinados a pacientes do SUS, a Liga Contra o Câncer vem hoje rompendo fronteiras e conseguindo conjugar excelência com filantropia.

A Instituição comemora seu aniversário com um nível de excelência raro para uma filantrópica, além de ter conseguido dar conta do crescimento da demanda. Só nos últimos três anos aumentou o número mensal de procedimentos realizados em cerca de 20%. Em 2014 foram detectados 4.805 novos casos de câncer. Em termos de atendimentos especializados o volume foi bem significativo no ano anterior: mais de 210 mil aplicações de radioterapia, 41 mil ciclos de quimioterapia e mais de 12 mil cirurgias.